Sexta-feira 23 de maio de 2025, acordamos em Pontevedra tomamos café e saímos com destino a Santiago de Compostela.
Num dia lindo e ensolarado, estrada tranquila e com muito verde.
Pelo caminho encontramos o monumento ao Peregrino, que é a imagem de um peregrino com seu cajado, figura muito comum pela Região, que fica próximo ao aeroporto de Santiago de Compostela.

Tivemos um pouquinho de dificuldade para encontrar estacionamento em Santiago de Compostela, mas graças a Deus deu tudo certo, paramos no estacionamento Catedral que fica aproximadamente 700 m do convento de São Francisco.

Foto 360° da igreja do Convento São Francisco
https://www.facebook.com/share/p/1YLSXuJT5i/?mibextid=wwXIfr
Mais uma caminhada de 300 m chegamos à igreja de San Martiño Pinario.


https://www.facebook.com/share/p/195oGwiXRb/?mibextid=wwXIfr
https://www.facebook.com/share/p/1DkstfBLbH/?mibextid=wwXIfr
E na sequência o mosteiro de San Martiño Pinario.


Sombra do Peregrino, que fica na lateral da Catedral.


Torre de Berenguela.


Para entrarmos na Catedral de Santiago de Compostela ficamos em torno de 40 minutos na fila pois estava tendo um evento, mas valeu a pena a Catedral muito bonita e a Val ficou emocionada.






Torre do Tesouro

Plaza das Praterias

Santiago de Compostela é famoso pelas peregrinações, porém não são apenas peregrinos que estão na cidade existem muito turismo. Na região da Catedral muitos barzinhos e muita gente circulando. Paramos para Almoçar no café e bar Monroy.



Entramos no museu da Catedral de Santiago de Compostela, que possui quatro andares.
Térreo – além da recepção tem uma sala dedicada às origens da Catedral, o espaço do Maestro Matteo “El Coro Pétreo“

Planta 1 – mostra a arte na Catedral no século XIII – XV e XVI – XVIII e o apóstolo Santiago.



Planta 2 – Espaço Sacro Tesouro – Capilla de Relíquias I – II – III

Claustro Renascentista – um local que parece uma praça interna, de onde se tem a visão das Torres do Tesouro e da Torre Berenguela de dentro para fora.



Foto 360° do Claustro Renascentista
https://www.facebook.com/share/p/15PEb53GbB/?mibextid=wwXIfr
Planta 3 – Coleção de artes têxteis e de tapetes.


Balconada al Olbradoiro.

Na frente da Catedral de Santiago de Compostela fica a Plaza del Obradoiro.

Nesta praça também estão o museu da Catedral, Pórtico, a Cripta e o Palácio de Raxoi, edifício neoclásico, localizado em frente à catedral, que é sede do governo da Galiza e do município de Santiago de Compostela.

No caminho para Viana do Castelo passamos na cidade de Combarro, essa parada foi ao lado do Porto de Combarro, que nada mais é do que um grande estacionamento de lanchas e iates de todos os tamanhos.





Depois seguimos para o Castelo de Soutomaior.
Provavelmente construído no século XII por Paio Mendez Sorelle, teve seu auge com Pedro Alvarez de Soutomaior (Pedro Madruga), o senhor feudal mais poderoso e controverso da Galiza medieval.
Uma das teorias mais fascinantes sobre Pedro Madruga é sua possível identidade com Cristóvão Colombo. Estudos caligráficos realizados por dezenas de especialistas identificaram semelhanças impressionantes entre as escritas de ambos. Mais intrigante ainda: cerca de cem locais descobertos no Novo Mundo foram batizados com topônimos das Rías Baixas, sugerindo um conhecimento profundo da região galega.







Parada final na cidade de Viana do Castelo para visitar o Rodrigo, Keila, Enzo e Davi, passamos horas deliciosas com eles, conversando, lembrando das casos passados e rindo, noite deliciosa


Jantamos no Restaurante Aquário, muito bom!